Sobre

Espetáculo - Edifício Laerte

Espetáculo – Edifício Laerte (Criação Coletiva inspirado na Obra do Cartunista Laerte Coutinho)

Há 06 anos optamos por ser uma oficina livre  e não uma escola, decisão essa que se mostra positiva a cada conclusão de processo. Caminhamos na contramão de muitas escolas de “formação” em SP. Entendemos e vivenciamos que a arte se aprende na prática, no experimento, na troca com o outro e as necessidades que nos cercam. Fazer arte em São Paulo nos exige para além do talento e estética, porque diariamente vivenciamos a loucura do ser humano preocupado somente em TER, e não SER. Para um artista, sentir é sempre o primeiro passo para a criação.

A Oficina MetaCultural representa a união de artistas do Teatro, Música – Canto, Sonoplastia, Trilha Sonora, Dança, Performance, Cenografia e Iluminação e agora em 2017, abrimos espaços também para os Workshops de Férias.

Nosso objetivo oferecer a integração das linguagens artísticas dos cursos oferecidos e colocar à disposição dos estudantes para troca de experiências e experimentos. Desde 2015, todos os estudantes matriculados na Oficina são convidados a assistir todas as aulas e também participar dos exercícios propostos, quando permitido pelos professores, sem nenhum custo adicional. É esse o nosso diferencial, pois no final do ano, propiciamos um espetáculo envolvendo todos os estudantes de forma afetiva e compromissada.

Anualmente temos a oportunidade de nos revisitar e questionar conceitos artísticos e didáticos. O foco é constante na pesquisa e experimentação das práticas abordadas em aula. Agora em 2017, todo o embasamento teórico será ampliado, alimentando ainda mais os experimentos e apresentações.

A necessidade de questionar, debater e trabalhar a partir da manifestação e depoimento artísticos de cada indivíduo, seja ele estudante ou professor, é o nosso combustível diário para a prática e desenvolvimento das linguagens em aula.

Os cursos possuem a duração de 10 meses e também de 05 meses com abertura de processos, vivências, performances e instalações durante todo o ano. Esses processos servem como principal base aos estudantes/artistas, propiciando experiência e contato com o público para muito além da apresentação final. São nesses momentos que entramos em contato com o público, com a rua, espaços públicos tradicionais e não convencionais e, com isso, temos colaborado para o processo de formação de platéia, com o intuito de ampliar e facilitar o acesso a cultura.

No decorrer do ano, além dos cursos, temos uma série de atividades realizadas pelos estudantes, essas em que o público em geral é convidado a participar tanto como platéia quanto artista. São as Festas de Integração e Temáticas, Saraus, Semana do Artista Convidado, Performances, Mostras, Debates e Temporadas Teatrais.

Os cursos oferecidos são de caráter livre e com entrega ao aluno de certificado ao término do curso.

No ano de 2012 e 2013 tivemos a oportunidade de oferecer cursos gratuitos à sociedade e contemplar cerca de 280 estudantes. 

E a partir de 2014 nos vimos obrigados a mudar de espaço, ampliar a carga horária das aulas e aderir a novas linguagens artísticas. Para tanto, tivemos que cobrar um valor “popular” para que, ainda assim, os cursos sejam acessíveis a todos e possamos manter a qualidade dos nossos profissionais.

Em 2016, melhores instalados e estruturados, inauguramos nossa sede própria e tivemos o prazer de oferecer aos estudantes, cursos anuais, semestrais e bimestrais, workshops com profissionais convidados, dentro dos cursos para os estudantes matriculados, sem custo adicional.

Nosso desafio para 2017, além dos cursos é estreitar o diálogo com a nossa cidade, abrindo nossas portas para troca de experiências com outros artistas e grupos, estreitar as relações com as políticas públicas para troca efetiva do conhecimento e produção cultural.

Atualmente contamos hoje com aproximadamente 6224 pessoas, que confirmaram presença entre público em nossas  peças, saraus, debates e festas.

Informamos que não contamos com nenhum tipo de patrocínio municipal ou estadual e não estamos amparados no momento por nenhuma lei de incentivo. A Oficina se mantém somente com a troca de experiência/serviços entre os profissionais e estudantes. Buscamos constantemente parcerias e apoiadores que se identificam com a nossa proposta e queiram fazer junto da Oficina um local saudável para troca de conhecimento e trabalhos e acima de tudo manter sua liberdade de expressão.

No momento estamos com inscrições abertas para os cursos 2017 – Clique aqui e inscreva-se!

20 Comments

  1. Fui escolhida para a segunda fase do curso de trilha sonora, sonoplastia e canto, mas não consegui ir hj na entrevista.
    Posso ir no dia 28 na prova pratica? O que eu faço nesse caso?
    Preciso de uma orientação.

  2. Olá Mary, você pode se inscrever em quantos cursos desejar, mas se chegar até a 3ª fase terá de escolher somente um curso. Muitas pessoas tem o mesmo interesse, em fazer mais de um curso, estamos em constante reunião para rever isso por conta da procura. Recebemos nessa segunda as inscrições para ambos os cursos, está tudo certo! Em breve todos que se inscreveram receberão mensagens sobre o processo seletivo. Agradecemos seu contato e desejamos boa sorte!

  3. Faço parte de um grupo de teatro gospel e procuro aperfeiçoamento em dois segmentos: Teatrão o adulto e cenográfia. Pois minha meta é qualificar não só nosso grupo, mas também crianças e adolescentes de nossa igreja.
    Minha dúvida é… Posso concorrer a duas especialidades diferentes e cursar duas caso consiga passar nos processos seletivos? Outra dúvida é, fiz minha inscrição porém até este momento não recebi email de confirmação, devo me preocupar ?

  4. Olá Karla, respondemos seu e-mail! Confira em sua caixa de entrada. Agradecemos seu interesse em fazer parte da Oficina!
    Até breve,
    Equipe MetaCultural

  5. Sou de Goiânia, já trabalho com figurinos, mas quero ter conhecimento profissional e sua escola me despertou mto interesse. 

  6. Olá Lídia,
    As inscrições para 2015 e todas as informações sobre os cursos, estarão disponíveis em nosso site a partir do dia 15/12. Avisaremos você também via e-mail!
    Até breve!

  7. Olá Thatiane,
    Todas as informações sobre o processo seletivo estará disponível em nosso site a partir do dia 15/12. Você deverá se inscrever para a turma de teatro Adulto. Você será informada também via e-mail!
    Abraços, Equipe MetaCultural

  8. ola pessoal
    eu tenho muito, muito interesse em fazer o curso de figurino. 
    as inscrições ainda estão abertas (ou ja foram abertas) ? 
    por favor gostaria de receber as informações.
    obrigada
     

  9. ola boa tarde!
    Gostaria de saber como é o processo seletivo de voces pois tenho 23 anos e nunca fiz teatro por nao poder pagar um curso gostaria de saber se o processo seletivo é so pra quem ja tem uma experiencia e se é muito dificil obg.

  10. Bom dia Aline,
    Nos dois primeiros anos do projeto recebemos apoio para iniciar e pudemos oferecer o curso gratuitamente a população, a partir de 2014 passamos a cobrar. Para ingressar nos cursos, terá que fazer parte do nosso processo seletivo. Todas as informações sobre os cursos, valores, carga horária, dias da semana e processo seletivo para 2015, estarão disponíveis em nosso site em Dezembro desse ano. Adicionamos seu e-mail em nossos contatos e você será informada.
    Agradecemos seu interesse em fazer parte da Oficina!
    Equipe MetaCultural

  11. Olá Marisa, sugerimos você participar do processo seletivo que abrirá em Dezembro e todas as informações estarão disponíveis em nosso site em Dezembro. Você será informada via e-mail também!
    Até logo, Equipe MetaCultural

  12. Tenho interesse em fazer aula de teatro, como um processo de crescimento e auto conhecimento. Porém, não sou profissional e nem pretendo ser… aguardo contato.
     
    Grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.