SEMANA DO ARTISTA CONVIDADO

 

2013

Esse evento é aberto ao público – entrada gratuita!

Uma semana de apresentações, aulas abertas, música ao vivo, debates, etc.

ARTISTAS CONVIDADOS

Jorge Peña –  Cia Pessoal do Faroeste

Aline Borsari – Théâtre du Soleil

Luis Ferron – Coletivo MR

Carlos Bauzys – A Madrinha Embriagada

Participem!

 

 

 

 

 

semana-do-artista-convidado4

Sobre os nossos convidados

Segunda-feira, 20/08/2012 – Música

Jorge Peña – Percussionista, Sonoplasta e Fotógrafo. Realiza encontros e oficinas de percussão em centros culturais, penitenciárias (Alemanha e Brasil) e também no seu estúdio em São Paulo abordando temas como coordenação motora, memória auditiva e sonoplastia. Há mais de 30 anos, desenvolve texturas e paisagens sonoras para grupos de Dança e Teatro. Suas criações renderam-lhe o álbum “Texturas Sonoras” lançado em 2008 e apresentações por todo o Brasil e em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça, Itália, Costa Rica e Coréia do Sul. Acompanhou grandes nomes como Mercedes Sosa e participa de grupos experimentais como Ñande Ru, Amálgama e Orquestra Mediterrânea.

Valquiria Rosa – Percussionista, cantora, performer e compositora, graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e presidente da Associação Baobá de Canto Coral. Estudou violão popular, percussão erudita e percussão Africana.  Há 30 anos atua no cenário musical participando de grupos tais como: Tarsila Instrumental, A Barca, De Salto Alto, Oriashè, Abaçaí – Balé folclórico de São Paulo, Grupo de Percussão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Acompanhou o  coralusp sob a regência de Tiago Pinheiro. Acompanhou Ney Mesquita, Susie Mathias, Cássio Gavas, Priscilla Ermel e como percussionista convidada participou da Sinfonia Imã-Ete de Pricilla Ermel com a Orquestra Jazz Sinfônica sob a regência de Nelson Ayres e Abel Rocha e em espetáculos Palco, Academia e Periferia e Cidadão Corpo dirigidos por Ivaldo Bertazzo. Participou da Performance Protótipos sob a coordenação de Maria Momensohn, e também de Caminho Lua sob a coordenação de Toshi Tanaka. No Teatro atuou com o grupo XPTO e o grupo Caixa de Imagem. Ministra oficinas de percussão em projetos públicos e escolas de música, realiza trilhas sonoras para vídeos documentários e faz palestras sob questões etno-raciais relacionadas à arte-educação e a comunicação.

Terça-feira, 21/08/2012 – Teatro e Artes Plásticas

Hernandes de Oliveira – Artista plástico, Iluminador, Figurinista, Cenógrafo, Fotógrafo e Artista Gráfico. É integrante do Núcleo de Improvisação dirigido por Zélia Monteiro e da CIA E² de dança e teatro dirigida por Eliana de Santana. Há mais de 20 anos trabalha com vários artistas e diversas Cias de dança e teatro se apresentando por todo Brasil, e exterior como Portugal e Romênia.

Paulo Faria – Trabalhou como ator, autor e diretor de teatro em Belém do Pará. Cursou Letras na USP. Há treze anos foi um dos fundadores do Pessoal do Faroeste, onde dirigiu e escreveu as suas montagens. Atualmente está em cartaz com “Borboleta Azul”. Destaques para espetáculos indicados a vários prêmios como: “Cine Camaleão, A Boca do Lixo”, “Trilogia Degenerada (Re-Bentos, Labirinto Reencarnado e Os Crimes de Preto Amaral)” – por este trabalho recebeu o Prêmio CPT 2010. Em 2000 recebeu o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Dramaturgia Plínio Marcos, pelo texto “A Mulher Macaco”. Em 98, recebeu o Prêmio Coca-Cola Teatro Jovem, na categoria Direção, pelo espetáculo “Um Certo Faroeste Caboclo”.

Quarta-feira, 22/08/2012 – Dança e Performance

Eliana de Santana – Atriz e Bailarina,  inicia seus estudos e trabalhos em teatro com Antunes Filho, Antônio Abujamra e Gerald Thomaz. Ballet clássico com Zélia Monteiro. Na dança contemporânea estudou com Mariana Muniz e Denilton Gomes. Atua como bailarina em espetáculos premiados e de destaque: Ao lado de Wellington Duarte atua nos espetáculos “Tragédia Brasileira” e “Onde os Começos?”. Com Emile Sugai no espetáculo ”Totem”. “Ritual do Cotidiano” dirigido por Philippe Jamet em SP e França. Com a Cia. Key Zetta participa dos espetáculos: “O homem continua” ou “Como pode um homem pensar que é dono de um boi?”, “Pode-se apostar que o homem desaparecerá como um rosto de areia no limite do mar” e “SÓS”. Dentro de seus espetáculos solos: “Das Faces do Corpo” / “Francisca da Silva de Oliveira – Chica da Silva – Um Esboço” / “…e das outras doçuras de deus” inspirado em crônicas de Clarice Lispector que recebe em 2011 o Prêmio APCA na categoria: Intérprete Criador em Dança. Em 2012, junto à E² Cia de Teatro e Dança, estréia o trabalho “Dos Prazeres” e “Afro Margin”.

Samira Br – artista performática, professora de Performance no Curso Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP desde 2002 e diretora do Instituto Volusiano de Artes. Presidente da Associação Brasil Performance e Mestre em Artes pela Unicamp. Trabalhou com Renato Cohen de 1998 a 2003. Realiza performances solo pesquisando autobiografia, treinamentos psicofísicos, xamanismo e multimídia.

Quinta-feira, 23/08/2012 – Canto Coral

Joëlle Colombani – professora da Técnica Alexander para um público variado – principalmente cantores, músicos, bailarinos, atores e também professores e estudantes de colégios e universidades, com diploma da Técnica Alexander – ETAPP – França.Membro da associação Francesa da Técnica Alexander – APTA e do Penser en Activité (França – Brasil). Criadora, performer e cantora em atividade atualmente na Salle de Musiques Actuelles na Bretanha, França. “Comédienne vocaliste” desde 1976 e pedagoga da voz “parlée-chantée” e do movimento, formada em canto lirico e voz “em todos seus estados” pelo Roy Hart Theatre (Lyon).

Lívia Golden – Pós-graduação em Educação Musical na Faculdade Paulista de Artes (FPA). Professora de canto popular e violão nas escolas Suonare e Arte São Paulo, entre outros. Atuou como cantora e atriz em diversos espetáculos musicais em temporadas nas unidades do SESC-SP, Memorial da América Latina, Teatro Folha, Teatro Next, Espaço Cultural CPFL, Exposição “Corpos Pintados” Oca – Ibirapuera, etc. Com a Produtora Komedi 3s Projetos atuou como produtora artística e compositora de trilhas de espetáculos.

  • Aline Borsari

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.