Terror e Miséria no III Reich – Teatro Bertolt Brecht

Conclusão do curso anual de Interpretação e Montagem – Terror e Miséria no III Reich – Teatro Bertolt Brecht. Temporada de 24/11 a 02/12/2017

Ficha Técnica
Texto: Bertolt Brecht
Direção: Thais Aguiar
Direção Musical e Trilha Sonora: Paulo Gianini
Figurinos: Maria Eduarda Monteiro da Costa, Raíza Lara Marques, Samara Lara Marques
Iluminação: Robson Souza
Cenografia: Oficina MetaCultural
Produção: Leonardo Dantas

Elenco
Caio Emmanuel, Fabrízio Santos, Gabriel Elizário, Karina Menezes, Josiane Abreu, Juliana Silva, Letícia Sepulveda, Mari Margarete, Lucas Sousa, Lucas Furlan, Raphael Fonseca, Vinnycius de Lima e Uilha de Melo.

Release
Escrita entre 1935 e 1938, “Terror e Miséria no Terceiro Reich” é uma peça de Bertolt Brecht que se presta a investigar os aspectos mais obscuros da Alemanha de Hitler. Num panorama sobre a sociedade alemã, Brecht desmascara sistematicamente a metodologia do nazismo para controlar a sociedade e manipular a mídia para manter o clima de opressão e medo do regime.

Das casas proletárias aos tribunais de justiça, nos primeiros sinais do holocausto, com um olhar para os escuros do Terceiro Reich para além do que a propaganda nazista publicava, analisando a mentalidade da sociedade alemã diante de um governo violento, megalomaníaco e farsante, principalmente em matéria de conflitos internos e, naturalmente, da guerra.

A obcecada perseguição nazista a judeus, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais e tantos outros grupos, matou mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados da história.
O espetáculo trabalha entre o realismo e o absurdo e, a um só tempo, busca curar as feridas da história e prevenir que determinados erros se repitam no caminho da civilização.
A direção e elenco do espetáculo optaram por não usar o símbolo da suástica bem como não realizar a saudação com braço em riste.

Que caiam por terra todos os terrores cometidos contra a raça humana – é o que desejamos mas, infelizmente nosso mundo retrocede a passos largos elegendo, nos tempos de hoje, novos ditadores!

Comentários:

             

   

 

Posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , .